Vingadores: Era de Ultron (2015)

Avengers: Age of Ultron (Joss Wheadon - 2015)



















O segundo capítulo do grupo de heróis Os Vingadores era mais um filme evento para mover o Universo Cinematográfico Marvel. Ele representava consolidação e ao mesmo tempo uma cisão nos estúdios. Era de Ultron foi anunciado na Comic Com de 2013 e desde então mantinha a expectativa de todos em alta, pois acreditava-se que o vilão seria Thanos, apresentado na cena pós-créditos do primeiro filme. Eis que Vingadores estreia num momento em alta da Marvel Studios após anunciar que o filme seguinte seria Capitão América: Guerra Civil e que eles havia readquirido os direitos do Homem-Aranha para seus filmes.

O filme traz dois enredos iniciais que se entrecruzam pelo caminho. O primeiro é os milagres (nome dado aos mutantes no MCU) Wanda/Feiticeira Escarlate e Pietro/Mercúrio. A dupla quer se vingar de Tony Stark após um bombardeiro que aconteceu em sua cidade durante a infância, causado por armas da indústria Stark. É interessante ver que esse debate da força bélica da Stark Industries repercute desde o primeiro Homem de Ferro, mostrando uma coesão dos filmes e mais uma camada na trama de Tony.

Na segunda trama, Stark após ver uma imagem profética (causada por Wanda) onde todos os Vingadores morriam, se une com Bruce Banner para criar uma inteligência artificial que supere seu programa JARVIS e possa ser um vigilante que proteja o planeta de ameaças e deixando os Vingadores mais seguros, pois toda a proteção global pertence à eles após a queda da SHIELD.

ULTRON nasce dentro dos computadores da Torre dos Vingadores e num súbito processo de conhecimento e consciência, ele percebe que a única maneira de proteger o planeta e a humanidade é destruindo o próprio homem. Assim, ele toma a consciência de alguns robôs e interrompe a festa que os Vingadores fazem para se despedirem de Thor que recuperou o cetro de Loki da Hidra. Após se revelar, Ultron foge e as duas história se cruzam: ele procura os gêmeos Wanda e Pietro para lutarem contra Stark. Interessante destacar o complexo que Ultron sente como uma criatura artificial, ele várias vezes cita o trecho da canção do filme de Pinóquio da Disney, onde o personagem canta o fato de ser um fantoche, mas não ter cordas. 

Como parte do Universo da Marvel, o filem busca elementos que levem a trama para os próximos filmes. Isso, porém vai causar uma racha entre o diretor Joss Weadon e a Marvel, onde o processo de filmagem e edição será exaustivo para agradar os dois lados. Enquanto a Marvel priorizava cenas que falassem das joias do infinito, Weadon queria focar nos dramas dos Vingadores. Dois pontos de respiro que acontece no roteiro e percebemos a mão da direção de Weadon. Primeiro é a Festa na Torre Stark onde temos uma breve cena com cada um dos Vingadores e que em diálogos ágeis mostra onde cada um se encaixa na trama. Em seguida é a cena na casa do Gavião Arqueiro no campo, onde conhecemos a família do vingador. Enquanto que a Disney queria explorar mais a cena do Thor na caverna onde ele tem uma visão sobre as joias do infinito.

A equação final da balança entre os lados do diretor e do estúdio culmina no herói Visão. Ele nasce através da Joia da Mente (que estava no cetro de Loki) no corpo artificial que Ultron cria para si. Porém o novo herói só funciona em tela graças as questões éticas e científicas que Tony Stark tem após criar e perder o controle de Ultron. Visão já nasce como um messias, mas sem a grandiloquência do vilão.

Dessa forma, os heróis se unem e partem para Sokovia, onde o robô quer destruir o planeta causando uma explosão com Vibranium, uma liga de metal raro que conduz muita energia. O Vibranium é contrabandeado por Ulysses Klaus de Wakanda (sendo mais um elemento de introdução no Universo Cinematográfico). Os Vingadores se unem para impedir Ultron. Nessa batalha, Mércurio acaba sendo morto ao salvar o Gavião Arqueiro. Outra perda é a de Hulk, pois no segundo ato do filme, o herói se descontrola quando o grupo vai até a África do Sul (fazendo com que Tony use a Hulkbuster para parar o gigante esmeralda). Após entrar no quinjet dos Vingadores, Hulk foge para que ele não seja mais uma ameaça à humanidade.

O filme se encerra com a derrota de Ultron e a formação dos Novos Vingadores, liderados por Capitão América e formado por Viúva Negra, Máquina de Combate, Falcão, Visão e Feiticeira Escarlate (Gavião Arqueiro decide se aposentar para ficar com sua família). Thor vai embora em busca das joias do infinito e Tony segue seu caminho.

Hoje em retrospecto, vemos as falhas e barrigas do roteiro, em especial devido às brigas entre Joss Wheadon e a Marvel Studios. Isso faz com que Joss após ser consultor de todos os filmes da fase 2 da Marvel, encerre seu envolvimento com os Vingadores. A força do filme está na concepção e nas camadas do vilão Ultron e seu oposto Visão. Enquanto um só vê futuro exterminando a humanidade, o outro realmente tem uma visão de um caminho melhor para o homem. Os heróis também continuam funcionando como grupo e nas relações pessoais entre um e outro. Porém parte da construção entre essas relações é deixada de lado para o próximo filme da equipe. Portanto, dentro do conjunto da obra, Era de Ultron perde um pouco a qualidade, mas é um filme que continua além de muitos blockbusters do cinema contemporâneo.

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