Capitão América: Soldado Invernal (2014)

Captain America: The Winter Soldier (Anthony & Joe Russo – 2014)

 

O ano de 2013 mostrou a queda da qualidade das produções da Marvel Studios. Porém o capítulo seguinte, O Soldado Invernal, desponta como um dos melhores filmes da franquia. Os irmãos Russo assumem o filme e mudam o tom retro do filme anterior do Capitão para torná-lo um filme atual.

Os diretores buscam referências à filmes de espionagem (como Três Dias do Condor e a Trilogia Bourne) e também se inspira com acontecimentos da atualidade, como o caso do espião Edward Snowden. O roteiro conta a história do Capitão América, após se afiliar à SHIELD e buscar no mundo atual o seu lugar, após despertar da hibernação. Após um atentado à vida de Nick Fury, o Capitão junto da Viúva Negra e do seu novo parceiro, o Falcão, iniciam uma investigação da qual descobrem que a SHIELD foi dominada pela Hidra. Em meio à toda essa trama de espionagem, Steve Rogers descobre que seu melhor amigo, Bucky, se tornou o Soldado Invernal, um assassino de elite treinado pela Hidra que teve suas memórias apagadas.

O elenco tem a adição de Robert Redford interpretando Alexander Pierce, alto comandante da SHIELD. Robert é conhecido justamente sobre filmes de espionagem dos anos 80 e 90. Junto de Chris Evans, Scarlett Johanson, Samuel L. Jackson, Cobie Smulders, Anthony Mackie, Emily VanCamp e Sebastian Stan, o longa ganha muito com o seu elenco que conseguem trazer a dramaticidade necessária para cada personagem. Nenhum deles sobra na história, pelo contrário, cada um é essencial para o desenvolvimento completo da trama e para deixar dúbia a opinião do Capitão América. Em todo momento nunca sabemos quem é do bem ou do mal, ou se depende do ponto de vista.

O filme traz o que se torna a marca dos Irmãos Russo, as cenas de ação reais. Temos seis grandes cenas de ação que se tornam memoráveis: O resgate do navio da SHIELD, o ataque contra Nick Fury, a perseguição de Capitão pelos prédios, o ataque contra o Capitão no elevador (que termina com uma fuga dele de moto), o da Viúva e do Capitão com o Soldado Invernal e a sequência final do ataque contra a SHIELD. Todos feitos com muitos efeitos práticos e uma diminuição do uso de CGI (principalmente em comparação à outros blockbusters da atualidade).

No meio do Universo Cinematográfico Marvel, o filme foca em contar primeiramente sua própria história, mas tem consciência do universo do qual pertence, fazendo suas devidas ligações aos seus antecessores e sucessores. Bucky Barnes se torna o Soldado Invernal, mas no primeiro Capitão América já tivemos indícios de experimentos com ele durante seu sequestro pela Hidra. A queda da SHIELD torna o super grupo dos Vingadores a única defesa da terra. A Hidra fica em posse do cetro do Loki, que estava sob a guarda da SHIELD após o primeiro Vingadores. A cena pós-créditos introduz Baron Von Stucker e os dois mutantes/milagres Mercúrio e Feiticeira Escarlate.

Elevando a qualidade após a queda que ocorreu com Homem de Ferro 3 e Thor: O Mundo Sombrio, essa continuação mostra que a MARVEL está preparada para fazer sequências, tirando o fantasma do ano de 2013 dos seus ombros e chegando na metade do grande universo planejado para seus primeiros dez anos.

Comentários

Postagens mais visitadas