Guardiões da Galáxia (2014)

Guardians of the Galaxy (James Gunn – 2014)

 
A Marvel voltou ao primeiro lugar do páreo. Após Capitão América: Soldado Invernal, o próximo filme do estúdio era a sua maior aposta desde o primeiro Homem de Ferro: Guardiões da Galáxia, um filme sobre uma superequipe espacial que não é nada conhecida do público. 

Para a gênese da equipe nos cinemas, foi escalado o diretor James Gunn, que atinge o estrelato após o filme. Fã dos Guardiões nos quadrinhos, ele desenvolveu um roteiro do qual a equipe fosse formada pelos novos integrantes dos guardiões que aparecem nas hq’s, deixando os personagens originais na reserva.

Dentro do Universo Marvel, a trama dos Guardiões girava em torno de dois elementos que se tornam essenciais para toda a mitologia criada pelo estúdio: a Joia do Poder que está dentro do Orbe, e a relação do vilão Thanos com suas filhas Gamora e Medula.

O elenco novamente foi formado por astros de peso, com viés da comédia para dar vida aos personagens: Chris Pratt como Peter Quill/Starlord; Zöe Saldana como Gamora; Dave Bautista como Drax; Bradley Cooper como o guaxinim Rocket Racoon e Vin Diesel como a árvore falante Groot. Também é definido que Josh Brolin seria Thanos, o grande vilão que iria ser o principal antagonista da Marvel.

A direção louca de James Gunn traz um filme frenético, cheio de piadas, mas sabendo criar uma história de origem e fazendo com que o protagonista Peter Quill fosse um canastra, mas com carisma e que criasse empatia com o público. Com inspiração à filmes como Star Wars Uma Nova Esperança e Os Caçadores da Arca Perdida, o filme traz elementos de ópera espacial, com diversas raças e lugares inóspitos, bares no fim do universo, um mcguffin que coloca todo mundo à procura dele e easter eggs em todas as sequências.

O longa traz também mais dois elementos importantes: a supertropa Nova, formada por patrulheiros que defendem a galáxia e o bando dos mercenários de Yondu, que sequestra Peter na Terra quando criança e o transforma num ladrão. Nas sequências de ação, o maior destaque é para a fuga dos protagonistas da prisão, onde um plano improvisado une eles como equipe e coloca os cinco em fuga pega galáxia para esconder ou vender o Orbe.

O maior trunfo do filme é a edição e trilha sonora. James Gunn faz uma homenagem aos anos 80 de maneira magistral. Como Peter foi sequestrado quando criança da Terra, todas as suas referências são dessa época. O diretor coloca dentro do filme um walkman com uma fita K7: a Awesome Mix. O sucesso foi tão grande que a trilha sonora do filme estourou em vendas e foi lançada também no formato de cassete.


O filme foi um sucesso de crítica e público e mostrou para a Marvel que eles podiam explorar personagens que não são conhecidos do grande público. Isso abriu as portas para o anúncio dos filmes do Pantera Negra e Doutor Estranho. Acima de tudo, os Guardiões renovam a galeria de heróis da Marvel Studios, traz um frescor para o cinema e se torna uma surpresa agradável para o ano de 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas