Os Vingadores (2012)

The Avengers (Joss Whedon - 2012)

 

Thor está no topo da torre Stark lutando contra Loki. Um Quinjet com Capitão América, Viúva Negra e Gavião Arqueiro chega em Nova York, mas é abatido pelos Chitauri e cai. Os três heróis então saem do jato e veem o portal de onde sai a horda de Chitauris. Thor se une a eles enquanto o Homem de Ferro atrai um Leviatã (monstro dos Chitauri). Bruce Banner chega numa moto. Capitão América diz que agora é uma boa hora para Banner ficar zangado. Eis que Banner diz que o segredo dele é que ele está sempre zangado. Bruce Banner se transforma em Hulk e derrota o Leviatã com um soco. Isso atrai a atenção dos Chitauri para eles que se unem. Um travelling gira ao redor dos seis heróis e essa cena icônica dos seis Vingadores reunidos pela primeira vez muda tudo o que conhecemos sobre cinema de Super-heróis e mostra que a Marvel conseguiu realizar seu plano.

Joss Whedon, um nerd de carteirinha, foi o diretor escolhido para trazer a aventura para o cinema. O trunfo dele e da Marvel era que após cinco filmes de origem, nenhum herói precisava ser apresentado e assim como os quadrinhos, só bastava uni-los contra uma ameaça da qual somente uma equipe poderia enfrentar.

Com um sucesso enorme de público e crítica, Os Vingadores mostra que o plano pioneiro da Marvel de fazer um universo compartilhado onde cada herói tinha seus filmes, mas todos convergiam para um mesmo ponto narrativo, atrai os olhos de Hollywood. A Warner e sua DC Comics entram nessa onde e também planejam seu universo que ainda não conseguiu mimetizar o sucesso da Marvel. A Universal tenta fazer o mesmo com seus filmes de terror do qual A Múmia, lançado ano passado, foi um fracasso. A Warner anunciou alguns anos atrás que também faria um universo com Hanna Barbera, mas nada saiu do papel ainda. O segredo da Marvel Studios é que apesar de ser pioneiro no cinema em fazer isso, ela só imita o que já faz nos quadrinhos desde os anos 60 e foi criado por Stan Lee e Jack Kirby, o fato que uma história interfere e reverbera na outra.

Pode parecer repetitivo, mas ressalto que o trunfo mais uma vez é o elenco e personagens. Robert Downey Jr, Chris Evans, Scarlett Johanson, Chris Hemsworth, Jeremy Renner, Mark Ruffalo (assumindo o personagem Hulk), Samuel L. Jackson, Cobie Smulders e Clark Gregg trazem uma veracidade e sentimento aos seus personagens que não é apenas um simulacro da criação dos quadrinhos, é como se os personagens realmente fossem reais e estivessem no nosso mundo. Nada de roupas de couro (como no filme dos X-Men) ou uniformes táticos (como em Batman), aqui o charme é usar roupa colorida e ter capa como um herói realmente deve ser. Cada um tem seu espaço de tela e importância no roteiro. O filme traz também o costume Clube da luta que há nos quadrinhos: sempre que dois heróis se encontram pela primeira vez, a reação deles é lutar.

Tom Hiddleston merece um parágrafo à parte, pois ele como vilão consegue carregar o enredo do filme. A história dele da busca do Tesseract é o ponto de partida para toda a união dos Vingadores. É o filme onde seus poderes são da melhor forma explorada pela trama. A atuação de Tom traz uma veracidade aos conflitos de Loki, mostrando que existe mais rancor que maldade nele.

O êxito do longa faz com que os planos da Marvel/Disney se tornem mais ambiciosos. Kevin Feige e Joss Whedon traçam o caminho de todos os próximos filmes do estúdio e um plano a longo prazo para fazer uma Mega-Saga igual os quadrinhos. Para isso, a última pista é colocada numa cena pós-créditos onde o vilão Thanos aparece de relance.

Agora não há mais riscos, a Marvel crava sua marca na história do cinema recente e consegue mudar o status quo de Hollywood. Isso abre portas para a Disney ir atrás da marca Star Wars e adquirir para si também. Aquela cena que narrei no começo da resenha se tornaria uma marca do cinema, assim como Gene Kelly se pendurando num poste durante a chuva. Jack Nicholson colocando seu rosto numa fresta de uma porta dizendo “Here’s Johnny”. Rocky Balboa no topo de uma escadaria durante um treino. Algo que mesmo com o passar dos anos, estará na memória de cada um. Avente Vingadores!


Comentários

Postagens mais visitadas