Excelsior!




Meu tributo em palavras para Stan Lee

Muitos meninos da minha geração tinham como seus primeiros ídolos/ícones figuras do esporte como Ayrton Senna e Ronaldo Fenômeno. Meu primeiro ídolo foi... Walt Disney. Mas o que ele tem a ver com Stan Lee?

Começo contando isso para vocês entenderem como eu via o mestre dos quadrinhos que faleceu ontem de manhã. Quando fui chegando lá pelos oito anos de idade, fui entendendo que todos aqueles filmes que eu gostava tanto pertenciam a um mesmo estúdio, frutos da genialidade de um mesmo homem. Fui entendendo que Walt Disney havia criado os filmes mais antigos (Pinóquio e Mogli) e os mais recentes eram frutos de seus sucessores dentro do conglomerado que ele criou. Havia ali um padrão de qualidade que sempre atestava que aquele filme que eu iria assistir já nascia um clássico, como Aladdin e Rei Leão, entre outros.

Cresci admirando esse gênio que era Disney e fui descobrindo que ele era somente o capitão desse navio. Um Gênio que além de criador, era um verdadeiro empresário que construiu seu império que só existia graças a colaboração de sua equipe. No caso era os “Nine Old Man”, nove desenhistas que foram responsáveis pelos grandes filmes dirigidos por Disney e que passaram para a geração seguinte tudo aquilo que fazia aquele universo ser marca registrada como “Walt Disney Studios”.

Assim também era Stan Lee. Apesar de o meu primeiro herói preferido ter sido o Batman, foi com o Homem-Aranha que passei a ser fã da Marvel. Em 2002 (com onze anos de idade) assisti o primeiro filme do cabeça-de-teia (no cinema que tinha dentro da Coop, quem lembra?). Era a primeira vez que eu ia ao cinema e eu nem imaginava que aquilo era a minha vocação.

“Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”. A máxima de Tio Ben para Peter Parker seria sempre um mote em minha vida, vindo sempre à tona em momentos de dizer sim para desafios novos. Homem-Aranha se tornou meu super-herói preferido até hoje e sempre me dediquei a cada filme da Marvel, como vocês viram no começo desse ano onde fiz uma maratona de toda a obra da Marvel Studios.

Nos últimos três anos eu mergulhei no mundo dos quadrinhos e assim fui conhecendo Stan Lee e Jack Kirby. Por mais que muitas figuras da indústria tentaram nos últimos anos desmerecer a autoria de Lee sob esse universo (afinal, ele nem desenhista era), a genialidade dele podemos equiparar ao de Disney. Stan Lee criou e roteirizou centenas de personagens e graças à ele existe Homem-Aranha, Homem de Ferro, Hulk, Thor, Wolverine, os X-Men, os Vingadores, Surfista Prateado entre tantos outros.

Recomendo o livro “Marvel Comics e a História Secreta” que conta toda a história da editora e mostra como a genialidade de Stan Lee, aliado à também genialidade de Jack Kirby e Steve Ditko criaram o universo Marvel e salvaram toda a indústria de quadrinhos.

Image result for livro marvel comics a historia secreta

Farewell Stan Lee... Excelsior!

Comentários

Postagens mais visitadas