Homem de Ferro 2 (2010)
Iron Man 2 (Jon Favreau – 2010)
Continuação ou Prelúdio?
Homem de Ferro 2 traz o elenco, direção e todos os elementos que consagraram o primeiro filme: humor, um herói canastrão, improviso e química entre os atores. Após se revelar ao mundo como Homem de Ferro, Tony Stark se torna uma das maiores celebridades da América e lança um projeto idealizado e engavetado por seu pai há anos: a Stark Expo.
O roteiro é interessante por mostrar três tramas que vão se cruzar durante o filme e uma trama a mais que diminuirá o ritmo do filme em algumas cenas:
Plot 1: Stark Industries versus Governo versus Hammer Industries
Esse plot serve para ditar o cenário e contexto do filme. Uma corrida armamentística do Governo e das Indústrias Hammer para conseguir ou se igualar a tecnologia Stark.
Plot 2: Tony Stark versus Contaminação por Paládio
Com referências ao arco O Gênio da Garrafa, essa trama mostra os problemas de Tony causado por paládio, seu alcoolismo (ou o mais próximo disso que eles poderiam adaptar) e mais uma camada dos conflitos entre Tony e seu pai, Howard Stark.
Plot 3: Família Stark versus Família Vanko
O que era para ser o enredo principal do filme se perde um pouco. Uma atuação de Mickey Rourke feita no modo automático numa época que o ator revivia sua glória após os filmes Sin City e O Lutador. Até somos convencidos ao drama familiar do conflito entre Vanko e Stark: filhos que herdam os problemas dos pais. Mas na gênese do vilão Chicote Negro é onde o personagem perde sua força.
Plot Extra: Iniciativa Vingadores
Após o sucesso da cena extra do primeiro filme, Samuel L. Jackson retorna como Nick Fury e temos uma introdução à “Iniciativa Vingadores” que ocupa boa parte da trama para o bem e para o mal do filme. É muito bom ver a introdução de um personagem como a Viúva Negra, incrivelmente interpretada pela Scarlett Johansson. Ela desponta nesse filme para se tornar uma das atrizes mais bem pagas em Hollywood e uma das principais atrizes de ação da atualidade. A dobradinha Scarlett e Samuel faz com que a iniciativa Vingadores brilhe no filme e ofusque boa parte do enredo sem sal. Em contrapartida, a preocupação do filme em estabelecer os pontos que ligarão ao filme dos Vingadores (lembrando que nesse momento, a Marvel Studios já tinha feito seu plano de lançamentos que culminaria no filme evento de 2012) toma tempo demais de tela e uma cena de Tony Stark, Nick Fury e Natasha Romanoff numa cafeteria que quebra o ritmo do filme.
Nesse ponto é evidenciado um dos principais problemas dessa continuação. Temos um elenco formidável e com nomes de peso: Robert Downey Jr, Gwyneth Paltrow, Don Cheadle (que substitui Terrence Howard), Mickey Rourke, Samuel L. Jackson, Scarlett Johansson e Sam Rockwell. Atores que tiraram o máximo de seus personagens, mas o filme se perde com um enredo fraco que não se decide onde colocar seus personagens, enquanto no primeiro filme temos uma história amarrada do começo ao fim.
Há oito anos, Homem de Ferro 2 atingia um nível de excelência que não suporta o passar dos anos e acaba tendo seus erros evidenciados após a gênese de tantos filmes ótimos que a Marvel vai lançar com o passar dos anos. Porém esses erros não o torna um filme ruim, pois como entretenimento ele é valido e consegue honrar o legado do primeiro filme (coisa que o terceiro filme do herói vai acabar arruinando).
Comentários
Postar um comentário