Manchester England England

"Manchester England, England" - HAIR
Deu vontade de fazer uma postagem com esse título. Esse título corresponde à um trecho da música de mesmo nome do musical Hair. Pouco conhecido do público leigo. Eu conheci esse filme através de um amigo que ama musicais: o Jader.

Graças ao Jader e à matéria de História do Cinema II, ministrada pela Fernanda Cobo na faculdade, eu virei definitivamente um fã desse gênero, assistindo os filmes e explorando ao máximo esse segmento do cinema. E pensar que isso surgiu na minha infância.
Segue agora minha trajetória com o Cinema Musical.

Disney e Tom & Jerry o Filme
Na nossa infância televisiva, somos bombardeados por canções e clipes coloridos para fazer com que fiquemos grudados na tela. Para mim o que marcou foram duas coisas: os filmes da Disney e a TV Colosso.

De segunda a sexta, logo após o Bom Dia Brasil, começava a TV Colosso. Me lembro da fita K7 que eu tinha do programa e ouvia todos os dias. Eu vivi também o período de Renascimento Disney (1989-1999), que foi a nova era-de-ouro do estúdio. Só que a primeira animação que continha os elementos do cinema musical fazendo diversas referências à Broadway foi Tom & Jerry o Filme. Assistindo recentemente, eu vi referências à Cabaret, aos diretores Busby Berkeley e Arthur Freed. Diferente da Disney que usa sua própria trajetória para criar seus filmes como um segmento dentro do próprio cinema musical. Tom & Jerry o Filme se baseava na própria Broadway, seu glamour, rimas musicais, amores e desilusões.


Coleção de DVD’s
Na minha adolescência. Minha irmã e eu vivemos uma época de compras pelos sites das lojas Americanas e Submarino. Enquanto eu expandia minha coleção com filmes de heróis, fantasia e Steven Spielberg. Minha irmã aumentava a coleção dela com seus filmes favoritos de sua adolescência. Foi assim que eu assisti Dirty Dancing, Grease e Os Embalos de Sábado a Noite. Foi nessa época também que eu mais assisti filmes antigos e novos (de tudo quanto é gênero). A Disney também tem uma queda de produção de musicais, apesar de lançar High School Musical que acabei não curtindo tanto.

Faculdade e Glee
Voltando ao início do texto, no meu primeiro ano de faculdade eu fiz amizade com o Jader e a Camila e começamos essa trajetória com os musicais. Foi o ano de estreia da segunda temporada de Glee. O Jader me mandou o link de um clipe que passou no episódio 7 da segunda temporada, onde eles encerraram a série com um mash-up (mistura de músicas) das canções Singing in the Rain do musical Cantando na Chuva com a música Umbrella da Rihanna.



Após ver esse vídeo, me interessei em assistir à série e alcancei a metade da temporada que estava saindo ainda nos EUA. Juntos com as aulas de História do Cinema, comecei a me interessar pelo gênero Musical.


Pretendo depois fazer um apanhado dos filmes da História dos Musicais e falar um pouco sobre cada um deles que já assisti. Mas fica já a dica para que vocês assistam Hair, de um dos meus diretores preferidos: Millos Forman.





Comentários

Postagens mais visitadas