DEZ ANOS, DEZ FOTOS, DEZ LEMBRANÇAS, DEZ MÚSICAS


21 de Setembro é para mim o dia que morri para a minha vida e nasci para a vida de Deus. Dez anos depois desse acontecimento me vem flashes de ocasiões de tudo o que vivi. Muitos amigos dizem que tenho uma memória incrível para lembrar coisas, mal sabem que na verdade é muito mais uma memória de associação, pois eu lembro de um fato, mas para isso fazer sentido na minha cabeça, sempre tem uma história por trás, que leva a outra, que leva a outra, que leva a outra e no fim tenho a lembrança completa.

Portanto minha memória funciona mais com fragmentos. Então não pretendo aqui fazer uma biografia ou meus textos nostálgicos exaltando os acontecimentos de minha vida. Trago aqui dez fragmentos desses dez anos que entrei no grupo Jeans.

2008-2009 – A Primeira Campanha de dia das Crianças


Minha lembrança de 2008 é uma postagem que já fiz aqui. Meu primeiro dia das Crianças. Fazia um mês que eu estava no grupo e ajudar naquele projeto me fez sentir útil de alguma forma para o mundo. Ali começou a minha fé, pois foi somente com a fé que essa campanha existiu. Recordo-me de passar a véspera empacotando os presentes, ir até a antiga favela da Fundação para levar os vales brinquedos, acordar de manhã para ajudar no antigo Tiro de Guerra e voltar à comungar naquela missa de Nossa Senhora Aparecida à noite. Foi à partir disso que comecei a me considerar JEANS.

Música: Peregrino do Amor – Anjos de Resgate

Até me lembrei de outras opções de música, mas não tenho como não ver a foto acima e não me lembrar do trecho “a fé não está no corpo que se inclina, mas está na alma do que crê”. O Hino do grupo JEANS, Peregrino do Amor embalou muitas reuniões do grupo e nossa primeira campanha de dia das crianças.




2009-2010 – As Missões de São Miguel


Quarenta adolescentes (alguns adultos), uma cidade desconhecida, afastados num bairro rural e liberdade sem fim. Naquele final de semana onde se passou as missões, eu completava um ano de grupo e ali eu fundamentava diversas amizades que seriam para sempre parte da minha vida, outros que eu julgava para sempre e durou apenas mais uns meses. Para o Guilherme de 19 anos, eu enfim entendia o significado de amigo e só eu sei o quanto esses dias foram importantes para mim. O interessante é que fomos divididos em dois bairros e nossos coordenadores na ansiedade de manter a panela deles, deixou metade de nós em um outro bairro distante sem supervisão nenhuma (algo que se fizéssemos agora, teríamos colocado um coordenador em cada bairro pelo menos). Isso nos deu uma liberdade onde nos sentimos mais responsáveis e adultos e nada melhor que passar na frente naquela igreja hoje em dia e ver que a nossa cruz ainda está lá. [Obs. foto alterada, eu gosto muito mais dessa]

Música: Everything – Lifehouse

Tema da famosa esquete que nos primórdios do YouTube embalou as semanas das juventudes e retiros Brasil a fora. Que grupo de jovens naquela época não apresentou Everything? O Jeans apresentou e reapresentou diversas vezes essa dança e pergunto a vocês, como não se arrepiar ao ouvir o refrão “And how can I stand here with you and not be moved by you”? Uma síntese de tudo o que aconteceu, afinal, não tem como passar por tudo isso e dizer que não me senti tocado por Deus.



2010-2011 – Viagem à Aparecida


Entre viagens à Aparecida e ao PHN, teve uma que foi peculiar e menos lembrada que as outras, mas para mim mais importante. Em 2009 viajamos para Aparecida e repetimos a dose no ano seguinte com o grupo diminuído. Contextualizando vocês, eu saí do Jeans e fui para o Jovens de Fátima e isso foi consequência de um fluxo de mudança que havia nos grupos de jovens que eu convivia (Jeans, Jovens de Fátima e Nova Geração). Nessa viagem, eu já não era mais JEANS e estávamos numa roda de convivência menor, mas a peculiaridade dessa viagem se resume a um nome que muitos vão falar “nossaaa, quanto tempo não ouço isso”: Los Malas. Os meninos do Jeans e Jovens de Fátima se denominaram como Los Malas (meu Deus, ouvir isso depois de oito anos é muito constrangedor kkkkkkkk) e viviam juntos para cima e para baixo. Nessa viagem não foi diferente (observação, só havia uma menina entre os Los Malas, a Maria Fernanda). Encerramos a noite de sábado daquela viagem sentados no nosso quarto no hotel com um violão e fizemos um louvor. Um momento de oração e partilha entre os meninos (mais a Maria Fernanda) que se tornou um costume que permaneceu entre nós através dos anos.


Música: Estrangeiro Aqui – Missionário Shalom

Essa música me lembra muito Jovens de Fátima, devido ao grupo apresentar ela numa semana da juventude. Porém a letra casa também com o momento que eu vivia, afinal eu era um Estrangeiro naquele lugar, mas fui acolhido por eles e até hoje muitos ali convivem comigo.



2011-2012 – III Retiro de Carnaval


Com oito retiros de carnaval, eu selecionei dois para entrar nessa lista, o primeiro é esse. O 3º Retiro de Carnaval é o último retiro da Era Pré-Chácara Santo Expedito. Foi realizado nos mirandas e para mim foi o auge de um ciclo de quatro anos de trabalho com aquela equipe que iria se desmontar desde então. À partir do ano seguinte eu ficaria a frente do retiro e usaria como base a experiência desse. Foi um carnaval único já que esse retiro aconteceu uma semana após meu pai falecer e ali foi o momento de seguir em frente e ver que por mais doloroso que seja, o mundo não para.

Música: Anjo Guardião – Canal da Graça

O tema do retiro era para ser outro, mas o Augusto e eu fizemos um marketing de guerrilha para colocar essa música no retiro e aos poucos todos foram aderindo. A música foi a cereja do bolo daquele encontro onde um se tornou o anjo guardião do outro e para mim foi o melhor retiro de carnaval que fizemos por muitos anos, sendo superado por um em particular que falo mais adiante.


2012-2013 – Jornada Mundial da Juventude RIO2013


Voltei para a casa. Retornei ao Jeans e fui muito acolhido por aquela nova geração de jovens que queriam mudar o mundo. O ano de 2013 foi de mudança para a Juventude da cidade devido à Jornada. Quando chegou julho e partimos para o Rio de Janeiro, não imaginava ter tanta história para viver lá. Seis e meia e Gudimorniin permeia nosso vocabulário até hoje (que exagero kkkkkkkk permeia somente o meu vocabulário e o da Sabrina que sempre nos lembramos disso kkkkkkkkkkk)

Música: Até os Confins da Terra – JMJ Rio2013

Minha relação com a missa e a eucaristia muda com a missa com o Papa Francisco na Jornada. Uma palavra resume essa relação: Unidade. Compreendo o quanto a missa ela é una e como a igreja é uma unidade ao participar de uma missa celebrada em tantos idiomas diferentes e estando ao lado de católicos de diversos países. Ver poloneses, argentinos e nigerianos respondendo as orações eucarísticas (cada um em seu idioma) no nosso lado mudou completamente a minha vivencia com a santa missa desde então e a música “Até os confins da terra” é um resumo dessa mudança (a música também é cantada em diversos idiomas).



2013-2014 – O Campeonato de Futebol


Eis que estou no meio de um campeonato de Futebol. Um campeonato que também rendeu muitas histórias e com direito a carreata no final. Não precisa de muita convivência comigo para definitivamente entender que futebol não é o meu forte, mas nunca torci tanto para um time quanto para os Ousados e Guerreiros. O campeonato uniu coordenadores do jeans, além de ser um marco na transição para a minha coordenação.

Música: Aurora – Rosa de Saron

Demorou para surgir um Rosa de Saron nessa lista. Aurora foi a música que eles compuseram para ser o Hino da JMJ e escolhemos como tema do retiro daquele ano. Tantos recomeços se deram por causa daquele retiro e essa música me acompanhou em toda aquela minha primeira metade de minha coordenação. “Faça entoar, pois Deus no nosso meio está”.



2014-2015 – Missa de chegada do 16º Emaús Feminino


Já contei a história dessa foto num post há uns meses e logicamente ela merecia estar aqui. Um fragmento de felicidade que é muito importante para mim. Emaús é isso...

Música: Vitória no Deserto – Aline Barros

Quantos retiros, louvores e encontros foram embalados pelo refrão “então eu direi, ohoh, abra-se o mar”. Sempre que escuto, um turbilhão de bons momentos que vivemos no Jeans me veem à mente.



2015-2016 – A Equipe dos sonhos


Faltam muitas pessoas aqui, porém essa foto está mais aqui pelo significado que pelo momento registrado. Era um final de bolinho de frango, mas representa o período mais frutífero de minha coordenação, agora em conjunto com o Breno e o Depa. A grande maioria do grupo era maior de idade e trabalhamos muito para realizar o retiro daquele ano devido à crise financeira que acometia nosso país. Sempre direi à todos, essa equipe que eu tive foi a melhor equipe que um coordenador poderia ter.

Música: Hoje é tempo de louvar a Deus – Canção Nova

Como não lembrar dos ensaios no quartinho do JEANS ou as inúmeras reuniões nossas naquela bendita praça Ayrton Senna.



2016-2017 - VI Retiro de Carnaval


Às vezes temos que admitir que nossa jornada está se encerrando e o maior desafio é deixar um legado. O Retiro Alegria da Minha Juventude foi onde realizamos nosso melhor Retiro de Carnaval. Equipe de Cozinha e Espiritualidade trabalhando juntos e em unidade, com a supervisão do Padre Ricardo que embarcava nessa conosco como nosso novo pároco. Era o auge de nossos 40 anos de grupo de jovens e após esse retiro, muitos de nós seguiu outros caminhos na vida. A etapa final como coordenador do Jeans se iniciava ali (fiquei mais um ano à frente do grupo) e até hoje recebemos frutos daquele retiro.

Música: Ninguém Explica Deus – Preto no Branco

É injusto lembrar-se daquele luau e ter que escolher somente uma música. Acaso não sabeis, Yeshua, Alegria da Minha Juventude, Além do Meu Jardim, Refrigera Minh’alma, Teu Primeiro Amor, são algumas das músicas que marcaram aquela noite, mas foi apoteótico Ninguém Explica Deus.



2017-2018 – Missa de Chegada do 19º Emaús Masculino


Meu décimo momento desse ciclo de dez anos é a missa de chegada do meu curso de Emaús. O 19º Emaús Masculino de Itapetininga aconteceu em julho de 2017 e é um grande ponto de virada nessa minha história. Quando tudo o que você sabe sobre igreja (mesmo após dez anos) é pego e virado de cabeça para baixo. Era até óbvio e clichê ver que essa era a foto que escolheria, mas não há como não sair da estalagem e se sentir indiferente à tudo isso.

Música: Itinerário – Emaús
Originalmente uma composição do Tiago Gonçalves e que agora pertence ao movimento. Itinerário é um relato de todos aqueles que viveram esses dias de Emaús e no fim reconheceu Cristo ao partir do pão.


Aguardo todos vocês daqui dez anos... é logo aí.

Comentários

Postagens mais visitadas