É de Sonho e de Pó

Minha mãe (Eliana), eu e meu irmão (André Leme)

Fiquei uns bons minutos parado na frente do notebook pensando o que falar nessa postagem. Sobre Nossa Senhora Aparecida, sobre o Dia das Crianças, sobre o dia de ontem. Ou tudo? Mas falar tudo de que forma?
Minha cabeça estava numa maré de pensamentos e exaustão. Desde quarta, tive dois longos dias. Que tal em ordem cronológica organizar tudo o que aconteceu? Desde 1717...

Nossa Senhora Aparecida

Não repetirei aqui a história sobre a imagem achada nas águas. Todo bom cristão sabe sobre essa história (ou presumiremos que saiba).
Aqui vou transmitir a ideia da identidade do brasileiro que surge à partir de Nossa Senhora Aparecida. Já pararam para pensar que o país começou a se reunir ao redor dela e venerá-la até mesmo antes de existir carnaval, samba, hino nacional, seleção de futebol, bandeira nacional ou qualquer outro símbolo que nos represente como nação?
O repórter da Globo Rodrigo Alvarez escreveu seu livro intitulado "APARECIDA (A biografia da santa que perdeu a cabeça, ficou negra, foi roubada, cobiçada pelos políticos e conquistou o Brasil)".

Por ser localizado no meio do trajeto “Rio-São Paulo”. Centenas de viajantes na época tiveram contato com a história de Nossa Senhora no Vale do Paraíba e assim a história dela foi se propagando e os romeiros começaram a vir do país inteiro para visitar a capela em Guaratinguetá. O Brasil começou a se tornar brasileiro e um ícone começou a nos reunir numa identidade que pela primeira vez era somente nossa, sem interferência de Portugal, dos latinos, do resto da Europa, da África ou dos imigrantes. Ela era nossa. Ela foi do Brasil antes de qualquer ídolo nacional, antes de qualquer símbolo, antes da palavra brasileiro.


Romaria

Definição de Romaria segundo o Google é: viagem ou peregrinação religiosa a um santuário, esp. a que se faz por devoção.
Por volta de trinta anos, meu pai realizou no bairro Santa Cruz a romaria para Aparecida. Era uma viagem que eu esperava o ano inteiro. Como eu viajava para aquela cidade desde que era recém-nascido, eu comecei a conhecê-la até melhor que conheço Tatuí. Com nove anos eu deixava meus pais no hotel e ia sozinho nos lugares que eu queria ir a Aparecida. Na basílica, no centro de apoio (vulgo shopping), na feira, na Avenida Monte Carmelo (aquela rua que liga a feira até a Basílica velha, cheia de hotéis e lojas). A Basílica é um lugar que amo e me sinto muito bem. Mas, há sempre um mas.
Em 2008 eu iniciei meus estudos na ETEC Salles Gomes. Num ambiente novo, cheio de pessoas “inteligentes”, estudando ciência e química e fazendo algumas amizades que queriam revolucionar o sistema (adolescentes) fui me influenciando. Em junho no meu aniversário, eu já planejava passar com eles, porém meus pais me obrigaram a ir para Aparecida.
Percebam a mudança, do lugar que eu mais amava para um lugar que fui obrigado a ir. Adolescentes e seus hormônios. Eu me lembro do quão contrariado eu viajei e como eu cheguei mal humorado no hotel. Era meu aniversário de 17 anos e eu queria estar em Tatuí. Minha irmã percebendo minha irritação, no sábado ela mandou meu sobrinho com meus pais e saímos andar pela basílica. Ela querendo me distrair, me levou fazer um tour por tudo que havia lá. Fomos na Sala de Milagres, na Capela das Velas, Subimos a Torre, Fomos ao Museu. Visitamos tudo que podíamos.
Assistimos missa às 15h na basílica. Uma coisa me chamou atenção. Um bando de jovens, todos juntos ali assistindo missa, só que largados no chão com mochilas e toda a parafernália que tinham direito (celular carregando, almofada para alguns, blusas, garrafas de água). Todos eles juntos assistindo missa. Não era somente uma excursão, eram amigos.
Fiquei pensando naquilo, pois eu estava me sentindo muito sozinho aquele dia. Era meu aniversário e estava sem amigos. Até as amizades de escola eu refleti, aquele ano eu havia já deixado de ter amizade de um e estava me afastando de outro que estava mudando completamente a cabeça.
Desse modo, ao visitar a imagem de Nossa Senhora após a missa, eu fiz minha oração e pedi por amigos que fossem como aqueles que eu encontrei sentados no chão da basílica assistindo à missa juntos.
Continua...


Hoje deixo aqui essa versão da música Romaria que o compositor Renato Teixeira fez para o tricentenário. Com Pe. Fábio, Daniel, Maria Rita (melhor cantora), Tiaguinho. Ela representa tudo o que eu sinto sobre ela e os sentimentos de qualquer romeiro que vai para Aparecida.



Comentários

Postagens mais visitadas